Enem  2023

Inep capacita supervisores que vão atuar no Enem 2023

Equipe técnica da Autarquia retoma capacitação de supervisores de exames a fim de oportunizar maior padronização dos procedimentos de aplicação do Enem 2023.

Na última quinta-feira, 24 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou uma importante ação para possibilitar o sucesso da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Após um esforço conjunto entre o Inep e o Ministério da Educação (MEC), a equipe técnica da Autarquia voltou a promover a capacitação de supervisores de exames do Instituto, a fim de oportunizar maior padronização dos procedimentos de aplicação. Realizado no auditório do Inep, o encontro contou com a presença de aproximadamente 220 participantes, entre supervisores de diferentes estados brasileiros e servidores do Instituto.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Inep, Manuel Palacios; do diretor de Gestão e Planejamento, Ricardo Dias Cardozo; da coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação, Andreia Gonçalves; do coordenador-geral de Monitoramento e Integração Logística, Samuel Souza; além do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), Marcelo Bregagnoli.

Capacitação – Ao longo do dia, os servidores receberam orientações para supervisionar as capacitações nos diferentes municípios brasileiros. Eles também serão responsáveis pelo acompanhamento das visitas para análise de infraestrutura dos locais de prova. O objetivo é que, a partir desses levantamentos, realizados in loco, os supervisores possam trazer ao Inep um panorama detalhado com as características e os ajustes necessários para possibilitar tranquilidade e segurança aos participantes do Enem 2023.

A retomada da capacitação junto aos supervisores de exames, que atuam como uma extensão do Inep nos estados e municípios brasileiros, foi celebrada pelo presidente do Instituto. “Gostaria de agradecer imensamente a Setec pelo pronto atendimento para a realização desta capacitação, e aos colaboradores que fizeram o esforço de estar aqui, presencialmente, para participar deste encontro e ajudar o Inep nesta importante missão”, pontuou Palacios.

Em seu discurso, o diretor de Gestão e Planejamento, Ricardo Dias Cardozo, também enalteceu a contribuição e dedicação dos servidores do Inep e dos profissionais que atuam diretamente nos locais de aplicação. Destacou a importância dessa parceria na preparação dos mais de 300 mil profissionais envolvidos diretamente na realização do exame.

Exame – As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos. A edição de 2023 marca os 25 anos do Enem desde a sua primeira aplicação, em 1998. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber mais sobre o cursinho?