Quem somos / O Cursinho 20 de Novembro é um projeto educacional voltado para a preparação de estudantes de baixa renda para o ingresso nas universidades. Seu nome é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em referência à luta e resistência do povo negro.
Fundado por um grupo de professores e estudantes universitários comprometidos com a promoção da igualdade de oportunidades, o Cursinho 20 de Novembro surgiu com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade, focado nos principais vestibulares do país, de forma gratuita.
Uma das principais características do Cursinho 20 de Novembro é a valorização da diversidade e a busca por uma educação inclusiva. Além de oferecer conteúdos voltados para os vestibulares e Preparação para Etec o cursinho também promove debates, palestras e atividades que abordam temas como igualdade racial, gênero, orientação sexual e direitos humanos.
Os professores do Cursinho 20 de Novembro são formados e graduados pela USP especialista da área, muitos deles vindos de universidades renomadas, que se dedicam a transmitir seus conhecimentos de forma acessível e engajada. Eles entendem a importância de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior e ensino tecnico como a Etec para estudantes terem a melhor preparação para o cursinho preparatório etec e enem.
Além das aulas regulares, o Cursinho 20 de Novembro também oferece apoio psicológico e orientação vocacional aos estudantes, visando o seu desenvolvimento integral e a superação de possíveis dificuldades emocionais ou de autoestima.
O sucesso do Cursinho 20 de Novembro pode ser medido pelos resultados alcançados ao longo dos anos. Muitos de seus alunos conquistaram vagas em universidades públicas e privadas e também o pessoal do vestibulinho conquistaram sua vaga na Etec, liceu, IFSP e escolas particulares com ETAPA de prestígio, o que comprova a eficácia do projeto e a importância do investimento em educação como uma forma de promover a igualdade social.
Em resumo, o Cursinho 20 de Novembro é um projeto que visa democratizar o acesso à educação de qualidade, especialmente para estudantes de baixa renda. inclusivo e comprometido com questões sociais relevantes, o cursinho se torna uma ferramenta poderosa na transformação de vidas e na promoção da igualdade e oportunidades.