Etec de Artes recebe água viva voadora e borboletas gigantes

Etec de Artes recebe água viva voadora e borboletas gigantes

Os equipamentos fazem parte do projeto de pesquisa “Bionics Educations” e serão expostos a alunos, professores e coordenadores.

Nesta segunda-feira (25/09) a Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes recebe a visita de animais gigantes com movimentos autônomos. Uma água viva de 2,20 metros de altura por 1,35 de diâmetro que “nada” no ar e borboletas que voam sozinhas por GPS mesmo em ambientes fechados, serão expostos no local. O evento faz parte do projeto “Bionics Educations”, uma parceria da empresa alemã Festo com centros educacionais de todo o mundo. O evento é restrito aos alunos e funcionários das unidades do Centro Paula Souza (CPS), incluindo Etecs e Faculdades de Tecnologias do Estado (Fatecs) da capital paulista.

No CPS, a companhia de automação industrial e tecnologia já está presente em parcerias do eixo industrial, com equipamentos de laboratório, bancadas hidráulicas e pneumáticas.

“Já somos parceiros em competições e eventos, como a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e há muitas outras possibilidades”, diz a professora Andrea Marquezini, assessora técnica administrativa da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza.

A BionicAirJelly, inspirada na água-viva, e a BionicButterfly, inspirada em borboletas, fazem do projeto de educação bionics4education, uma linha educacional inspirada na natureza, que pode ser usada em sala de aula para desenvolver o conceito integrado de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, em inglês).

“Além da nova tecnologia e inovação, vimos as muitas possibilidades de utilização do equipamento em cursos de vários eixos tecnológicos como: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Produção Cultural e Design, Informação e Comunicação (TI), Produção Industrial, Recursos Naturais, entre outros”, explica a professora responsável por projetos do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac), Elaine Cristina Cendretti.

AGENDA
Dia 25 de setembro na Etec de Artes (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio II).
Das 9h às 9h45 – Reunião com os Coordenadores de Projetos – Local: Auditório
Das 10 às 11h – Apresentação dos Bionics para toda comunidade – Local: Pátio da Etec
Das 14h às 14h30 – Apresentação dos Bionics – Local: Auditório da Etec

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Quer saber mais sobre o cursinho?