Etec Araçatuba cria jogos pedagógicos para jovens, idosos e autistas

Etec Araçatuba cria jogos pedagógicos para jovens, idosos e autistas

Alunos do Médio Integrado ao Técnico em Administração criaram oito protótipos; eles passaram por etapas como identificação de oportunidades e pesquisas de mercado.

Os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) de Araçatuba desenvolveram oito protótipos de jogos pedagógicos. Entre os destaques estão modelos para auxiliar na educação de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), alfabetização de idosos, crianças em fase pré-escolar e no ensino de geografia para adolescentes.

Usando ferramentas de design thinking, os estudantes passaram por diversas etapas, como identificação de oportunidades, pesquisas de mercado, definição e estruturação de propostas, antes de iniciarem o desenvolvimento dos jogos. Chegou, então, o momento de fazer os protótipos, dentro dos objetivos traçados.

Para auxiliar a alfabetização de idosos, um grupo criou o quebra-cabeças Vô Jogar, com 26 peças que mostram as letras em forma bastão e cursiva. Após unir as partes, o usuário deve praticar a escrita na lousa, além de propor uma palavra que use a letra em questão.

Pensado em crianças autistas, outro grupo de alunos criou um livro tátil, que proporciona uma experiência de leitura envolvente, interativa e adaptada às necessidades sensoriais. Nele, a criança é estimulada a aprender atividades do dia a dia de forma lúdica, como praticar a escovação dos dentes com um cachorro, vestir-se trocando a roupa do boneco e treinar a coordenação motora ajudando o rato a chegar ao queijo.

Para auxiliar alunos do Ensino Médio com dificuldades em história e geografia, o grupo criou o Domínio G, um jogo de tabuleiro para quatro jogadores. O primeiro retira uma carta e escolhe quem deve responder à pergunta. Caso acerte a resposta, ele domina o território; se errar, o questionador domina. O jogo tem várias cartas-surpresa, como “Fique uma rodada sem jogar”, “Você perdeu seu território”, “Escolha um território de seu oponente para dominar”. Ganha o jogo quem dominar mais territórios.

Esses trabalhos são parte do projeto integrador coordenado pelo professor Rodrigo Ferrareze, que visa analisar as oportunidades e situações-problema presentes em contextos regionais e estruturar propostas de intervenção.

Vestibulinho

O interessado em estudar em uma Etec deve ficar de olho no período de inscrição para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2024. O prazo de inscrição, exclusivamente pela internet, começa em 2 de outubro e vai até 8 de novembro. O valor da taxa é de R$ 34. O exame será no dia 10 de dezembro.

As Etecs oferecem redução de 50% da taxa de inscrição a estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Médio, pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, desde que, cumulativamente, recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 2.640) ou estejam desempregados. Para ter acesso ao benefício é preciso fazer a solicitação até as 15 horas do dia 29 de setembro, pela internet.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Quer saber mais sobre o cursinho?