Alunos da Etec de Rio Preto simulam resgate de acidente aéreo

Treinamento é uma das atividades práticas do curso técnico de Enfermagem; processo seletivo está com inscrições abertas para esse e outros cursos até o dia 8 de maio

Pelo menos uma vez por ano, estudantes do curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Philadelpho Gouvêa Netto, localizada no município de São José do Rio Preto, participam da Ação de Treinamento Simulado do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) do Aeroporto de São José do Rio Preto (SJP). Trata-se de uma encenação de resgate aéreo, durante a qual se representa o socorro às vítimas. Os alunos aprendem a lidar com queimaduras e politraumas, entre outros aspectos desse tipo de acidente.

Esta é apenas uma das atividades práticas do curso técnico de Enfermagem. O curso noturno foi o mais concorrido da unidade no Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre deste ano. No total, foram 10,03 candidatos por vaga. Agora, as inscrições estão abertas para o processo seletivo do segundo semestre.

O treinamento feito no início de abril utiliza o Método Start de atendimento pré-hospitalar, aquele que é realizado antes da chegada do paciente ao hospital, no local do ocorrido e na ambulância. Trata-se de um processo de triagem rápida utilizado em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), onde os profissionais tentam salvar o maior número de vítimas possível. Os estudantes da Etec participaram ao lado de alunos de cursos superiores de Medicina e Enfermagem.

“Essa ação conjunta, além de fortalecer o diálogo da Etec com a comunidade de São José do Rio Preto e região, dá aos estudantes a oportunidade de vivenciar, num cenário de proporções reais, as competências e habilidades que são aprendidas durantes as aulas teóricas e práticas do curso. É uma experiência valiosa para nossos alunos”, comenta o diretor Rodrigo de Oliveira Medeiros.

Quer saber mais sobre o cursinho?