Projetos desenvolvidos no curso superior de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos foram destaque no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
Dois projetos elaborados por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jacareí foram apresentados no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O evento foi realizado na última semana, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto, o simpósio reúne pesquisadores de todo o Brasil, nas áreas de meio ambiente, sensoriamento remoto, geoinformática e suas aplicações.
Entre os destaques da mostra, foi apresentada uma proposta para mapear uma espécie de palmeira nativa que pode atingir até 20 metros de altura. O projeto Mapeamento e caracterização dos macaubais no Vale do Paraíba recebeu o prêmio da categoria Comunicação Visual, na sessão de pôsteres. O estudo foi desenvolvido pela aluna Amanda de Almeida Sales de Oliveira, como trabalho de conclusão do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, orientado pelos professores Eduardo Oliveira Estiliano e Nilton de Jesus.
Também marcou presença no simpósio o ex-aluno Luiz Philippe Pereira, que apresentou uma Análise da dinâmica do solo e cobertura da terra no loteamento Sítio Bom Jesus, no município de São José dos Campos, entre os anos de 2000 e 2021.
De acordo com o professor Nilton de Jesus, a participação dos jovens no evento serve de estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas. “São projetos que utilizam a tecnologia para auxiliar na preservação de matas nativas e recuperação de áreas degradadas, assuntos de interesse de toda a sociedade e que estão entre as prioridades dos organizadores do simpósio”, afirma.